Segundo a Sesa, a paciente já está curada. A OMS informou que a nova subvariante é a mais transmissível já detectada até agora
Na tarde desta quarta-feira (1), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou o primeiro caso da nova subvariante da Ômicron em circulação: a XBB.1.5.
A paciente é uma mulher, de 66 anos, que segundo a pasta, já está curada, e por isso, não necessita de isolamento em casa ou internação hospitalar. A Sesa informou ainda que ela não estava viajando quando foi contaminada.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a XBB.1.5 é a mais transmissível detectada até agora.
Ainda de acordo com a OMS não existem dados disponíveis sobre a gravidade da subvariante. Por enquanto não houve nenhuma indicação de alteração na gravidade, porém, a pasta destaca que o aumento da transmissibilidade é sempre uma preocupação.
Especialistas seguem afirmando que as vacinas disponíveis atualmente permanecem protegendo a população imunizada contra sintomas graves da covid-19, além de hospitalização e morte.
Dicas para evitar a contaminação
1. Mantenha as mãos limpas: use água e sabão ou álcool gel;
2. Tome a vacina. Caso esteja com o esquema vacinal incompleto, atualize;
3. Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço de papel;
4. Em caso de sintomas gripais, use máscara e mantenha-se afastado de outras pessoas. Principalmente das que fazem parte do grupo de risco;
Fonte: Folha Vitória