A preocupação com a onda de assaltos, arrombamentos, entre outros crimes no município, além de falhas na vigilância por videomonitoramento e o esquema de segurança para o carnaval de Guriri nortearam os trabalhos na Sessão da Câmara, nesta terça-feira (19).
Na tribuna popular, a convite do Presidente do Legislativo Jorginho Cabeção, o comerciante Orlando Gualberto Sampaio reclamou da insegurança no comércio do centro da cidade, onde ele tem estabelecimento. Vítima de assalto por duas vezes, alertou para a presença de marginais, a maioria menores, agindo especificamente ao redor da Praça São Benedito, onde a situação, segundo ele, é insustentável. “Em quarenta dias, sete lojas foram arrombadas. Parece que a gente trabalha dentro de uma cadeia, lojas com grade, comerciantes com medo. Temos que acabar com isso”, desabafou.
MONITORAMENTO
Além de parabenizarem o comerciante por expressar sua indignação e cobrar das autoridades, os parlamentares aprovaram proposições que visam a avançar na segurança pública.
Através do Requerimento 009/2019, do vereador Antônio Luiz Cardoso “Temperinho”, a câmara autorizou a convocação do Secretário Municipal de Defesa Social, Walter Luiz Pigati, para comparecer à reunião das comissões permanentes, na próxima segunda-feira (25), a fim de esclarecer sobre o funcionamento da Central de Videomonitoramento.
“A central é uma importante ferramenta na prevenção da violência, para flagrar os crimes nas ruas, mas o serviço precisa melhorar, disse o vereador. Sobre o mesmo tema, Jozail do Bombeiro solicitou ao prefeito um relatório das ações já executadas com a dotação orçamentária para implantação e manutenção do videomonitoramento (Requerimento 010/2019) . Em 2017, foi orçado R$350 mil (exercício financeiro 2018. De 76 câmeras, só 45 estão funcionando e a vigilância não é 24 horas”, afirmou.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
O presidente Jorginho Cabeção propôs o requerimento 011/2019, que trata da realização de audiência pública da segurança, com local, data e horário ainda a serem definidos.
Os parlamentares foram unânimes em assinar com Jorginho e aprovar o pedido. “São Mateus tem vivido momentos difíceis com aumento dos crimes, principalmente roubos a pedestres, roubos de carros em plena luz do dia e assaltos diversos, tornando-se necessário discutir com todos os segmentos organizados da sociedade o caos vivido pela população”, justificou o presidente.
CARNAVAL
O vereador Carlos Alberto Gomes pediu à Mesa Diretora que convoque reunião, ainda esta semana, com o comando do 13º Batalhão da Polícia Militar de São Mateus, Polícia Civil e Ministério Público para tomar conhecimento do esquema de segurança do carnaval de Guriri.
“Está previsto um grande público no balneário nos dias de folia e a preocupação com segurança deve ser redobrada. É preciso ficar atento a isso”, disse o vereador.
PLANO DE SANEAMENTO
Dos cinco requerimentos aprovados um deles, de autoria da vereadora Jaciara Teixeira, assinado também por Ajalírio Caldeira, Aquiles Moreira, Jorge Recla e Jerri Pereira, solicita à prefeitura que encaminhe ao Legislativo cópia de todas as etapas do processo licitatório já realizadas até a presente data para a contratação de empresa para revisão do Plano Municipal de Saneamento.
“Considerando que já fizemos indicação em 2018, solicitando a revisão do Plano Municipal Integrado de Saneamento, até o momento sem resposta. Considerando a Ação Civil Pública em trâmite na Vara Federal em São Mateus e a resposta da prefeitura à imprensa que as medidas para licitação estão sendo tomadas, fizemos o pedido”, justificou a vereadora.
ESCOLAS
Aprovado em plenário, o Requerimento 012/2019 do vereador Carlos Alberto solicita a convocação do Secretário Municipal de Educação José Adilson Vieira, para a próxima sessão, dia 26 de fevereiro. “Fizemos este pedido para que o secretário possa explicar aos parlamentares o funcionamento atual das escolas, o transporte escolar, a merenda e a contratação de funcionários DTs, auxiliares de serviços gerais”, justificou.