Alessandro Bitti– Aracruz
Os cursos de Enfermagem e de Psicologia da FAACZ em parceria com o Grupo Saúde e Prevenção de São Paulo promoveram, no último dia 13, uma palestra abordando Medicina Preventiva e Qualidade de Vida, ministrada pelo educador físico e biologista, William Lauren Pagliai. A palestra foi desenvolvida a partir de casos clínicos reais e aconteceu no auditório da faculdade.
Na ocasião, o palestrante abordou três das doze doenças infectocontagiosas conhecidas do público em geral, sendo elas: Gonorreia, Aids (sigla para Acquired Immunodeficiency Syndrome – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, em Português) e HPV que é uma sigla inglesa para “Papiloma Vírus Humano”. Professores e estudantes dos cursos de Enfermagem e de Psicologia ficaram atentos às explicações e orientações feitas pelo palestrante.
“A saúde no Brasil está muito ruim, por isso, precisamos ter informações atualizadas para podermos prevenir algumas doenças infectocontagiosas. Os casos de Aids cresceram ano a ano em todas as faixas etárias. A gonorreia, por exemplo, é a segunda maior infecção sexualmente transmissível no mundo”, afirmou o educador físico e biologista.
Além de abordar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (antes conhecidas como Doenças Sexualmente Transmissíveis) o palestrante falou ainda sobre câncer e os aspectos socioeconômicos referentes ao alcoolismo e ao tabagismo. Também participaram da palestra os coordenadores do curso de Enfermagem, prof. João Carlos Arivabene e do curso de Psicologia, prof.ª Flávia Moreira Marchiori.
“O brasileiro no geral não leva a saúde a sério daí a importância de promovermos um momento como esse que possibilitasse aos nossos alunos o aprimoramento de conhecimentos já adquiridos em sala de aula. O foco principal dessa palestra foi a sensibilização para a importância de se manter os cuidados para uma vida saudável”, afirmaram os coordenadores de Enfermagem e Psicologia.