A Prefeitura de São Mateus inicia, nesta semana, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social, a campanha “Fora da Escola Não Pode.”
A campanha faz parte da estratégia Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Compõe-se de uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica (plataforma), disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios, que têm como objetivos o combate à evasão escolar e a busca efetiva de crianças e adolescentes não matriculados da rede de ensino.
LANÇAMENTO OFICIAL
Haverá um evento presencial, na sexta-feira (8), no Auditório do Sesc, a partir das 7h30, para o qual estão convidados representantes do Executivo, Legislativo, Judiciário, órgãos de defesa e proteção das crianças e dos adolescentes, diretores escolares, pedagogos e membros que formam o Conselho Gestor do Programa.
Conforme material disponibilizado pelo setor de Gerenciamento de Dados da SME, o Busca Ativa Escolar, de forma inédita, envolve uma ação conjunta, de Secretarias Municipais e entidades parceiras, no enfrentamento do problema da evasão escolar.
UNIÃO CONTRA A EVASÃO
“Essa união reforça que o enfrentamento da evasão escolar não pode ser uma ação somente da Educação, e sim, um esforço conjunto de diferentes secretarias e atores. A ferramenta busca ativa escolar dará mais celeridade às ações” – destaca a secretária municipal de Educação, Luciana Moreira.
Após o lançamento começa uma formação com palestra e treinamento da Plataforma Busca Ativa Escolar aos técnicos que irão alimentar as informações no sistema. O evento tem o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e do Sesc de São Mateus