São Mateus – Es com informações da Câmara
Depressão é coisa séria e tem acometido milhões de pessoas em todo o mundo em casos mais graves levando a pessoa a cometer suicídio.
A depressão é considerada pela Organização Mundial da Saúde o “mal do século” e a quarta principal causa de incapacitação, responsável por um número expressivo de pedidos de afastamento do trabalho, e ainda é um desafio para médicos e pacientes.
Tristeza profunda, pensamentos negativos, baixa autoestima, culpa, estresse e alterações no sono são sinais de uma doença silenciosa e que merece ser encarada com mais atenção pela sociedade. E preocupado com o número cada vez maior de pessoas acometidas por este mal, o Poder Legislativo mateense aprovou, na última terça-feira (27), o Projeto de Lei 050/2019, da vereadora Jaciara Teixeira, que institui a Semana Municipal de Prevenção e Combate a Depressão”, a ser realizada na primeira semana do mês de outubro.
OBJETIVOS
A Lei visa a ampliar a informação e o conhecimento sobre a depressão, suas causas, sintomas, meios de prevenção e de tratamento; incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento dos pacientes e combater o preconceito.
A Secretaria Municipal de Saúde promoverá as ações educativas, fóruns, campanhas, simpósios, debates e outros meios necessários para atender os objetivos especificados.
No decorrer da semana será dada ampla divulgação às atividades programadas, principalmente no meio estudantil.
O poder público poderá firmar convênios com entidades da sociedade civil organizada e da iniciativa privada com a finalidade de promover as ações constantes da presente Lei, que aguarda sanção do Executivo.
“Nos últimos anos, temos ouvido falar muito de depressão, coisa que antes se dizia que era frescura, mas é uma doença muito grave e a gente precisa falar sobre isso, São vários trabalhadores afastados do trabalho e, por incrível que pareça também é grande o número de crianças e adolescentes com depressão”, disse Jaciara.