É preciso entender o momento em que vivemos. Uma pandemia não é uma questão pra discussões políticas, porque se sobrepõe a qualquer Governo e a ciência é soberana a única capaz de ditar ações que devem ser seguidas por todos nós.
O coronavírus passou a ser uma das maiores ameaças na História à ordem econômica, social e política, com uma disseminação rápida e uma letalidade que desafia os cientistas mais renomados do mundo.
Por enquanto a única arma capaz de deter seu avanço é a prevenção que depende de cada cidadão. O distanciamento social e a preocupação com o próximo estão entre as medidas mais eficazes.
O Coronavírus nos remete a Idade Média, no período da peste negra, que matou milhões de pessoas, também de doenças respiratórias como a Gripe Espanhola, em 1917/18, e a Sars, mais recente, há 17 anos.
A ciência está diante de um desafio, conseguir em tempo hábil um medicamento que possa frear o avanço da disseminação do vírus no planeta que pode resultar na morte de milhões de pessoas.
Enquanto isso, depende de cada um de nós ser consciente e fazer a sua parte: Quando você se preocupa com você tomando medidas preventivas está se preocupando com seu próximo.