Na última quarta-feira (25), durante palestra realizada pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança, ao Adolescente e ao Idoso (DPCAI) de Linhares, em uma escola do município de Vila Valério, três meninas foram observadas chorando. Ao serem abordadas, as crianças relataram estarem sofrendo abuso sexual em seu ambiente familiar.
“As crianças tiveram atendimento pela Equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Creas) e do Conselho Tutelar que enviarão para a Autoridade Policial, a titular da Delegacia de Polícia de Vila Valério, para apuração dos fatos. O Creas é responsável em encaminhar as vítimas para atendimento psicológico”, informou a titular da DPCAI de Linhares, delegada Silvana Paula Soeiro.
A palestra aconteceu a convite da Secretária de Assistência Social do município de Vila Valério, e estava presente a equipe da Delegacia Especializada de Proteção à Criança, ao Adolescente e ao Idoso (DPCAI) de Linhares, representada pela Dra. Silvana Paula Soeiro de Castro Perini, a escrivã Brisa Lliria Costa Lima e a assistente social Marilene Vieira Barcelos para os alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública.
Durante o evento, foi desenvolvido um debate sobre o tema Abuso e Exploração Sexual, com o objetivo de desenvolver o papel preventivo da Delegacia Especializada, tendo como norte a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual, o “Maio Laranja”.
“Para as crianças menores, do 1º ao 5º ano, o tema foi apresentado de forma lúdica utilizando uma personagem inspirada no livro infantil ‘Não me toca, seu boboca’ criada especialmente para interagir com as crianças e abordar o tema numa linguagem mais acessível para a faixa etária”, acrescentou a delegada.