Com informações do Sebrae
O mercado dos pets tem crescido cada vez mais ao longo dos últimos anos, fazendo com que os cuidados com saúde, alimentação e higiene também cresçam, assim como a procura por vestuário, brinquedos e acessórios.
Essa grande diversidade de produtos e serviços relacionados aos animais de estimação tem gerado o constante crescimento do setor. Além disso, segundo pesquisa realizada em 2018 pelo IBGE, o Brasil possui mais de 132 milhões de animais de estimação, ocupando a segunda posição mundial.
No Espírito Santo, durante o período de fevereiro de 2019 a janeiro de 2020, o ramo teve um crescimento de 8%. O município de Vila Velha lidera o ranking estadual com 478 pet shops, seguido por Serra, com 423, Cariacica, com 304 e Vitória, com 203.
Mesmo com o aumento do mercado é preciso buscar artifícios para manter a qualidade do negócio, Rosivaldo Alves de Novaes, de 57 anos, investe no segmento pet há 25 anos e procura sempre inovar. “Ninguém dava banho em cachorro há 25 anos atrás, foi um mercado que evoluiu muito no Brasil, e apesar de atualmente ser bem melhor, também existe muita concorrência e exigência por parte dos consumidores, por isso sempre buscamos inovações e investir bastante em profissionais qualificados, espaço físico, produtos e serviços diferenciados” contou.
Rosivaldo e sua esposa acreditam muito no futuro desse mercado e já estão expandindo os negócios “Hoje temos duas lojas em Vila Velha e pensamos em expandir a partir do segundo semestre desse ano. A parte do e-commerce nós começamos ano passado e já vendemos para o Brasil inteiro, ainda bem devagar, mas acreditamos muito na área digital para os próximos anos”, concluiu.
O Sebrae orienta aos empreendedores que desejam atuar neste segmento, que precisam ter em mente algumas coisas primordiais: a dedicação e o amor por este trabalho são os melhores aliados. Neste ramo os clientes são conquistados pelo carinho e dedicação que os pets shops oferecem aos seus companheiros, sejam eles de pelo, penas ou escamas. Importante também se atentar às exigências das regulamentações referentes a instalação de lojas de animais pois, dependendo dos serviços e produtos oferecidos, é exigido um médico veterinário, com responsável técnico no estabelecimento.