São Mateus
Criado pela visitadora do Programa Criança Feliz, Maria Claudia Duarte dos Santos, da Secretaria de Assistência Social de São Mateus, durante a gravidez de Angelina de Lima (uma das assistidas pelo Programa), o Diário da Gestante foi apresentado ao País em vídeo, durante o 3º Workshop do Programa Estadual da Primeira Infância Capixaba.
Resultado: levou o primeiro lugar do Prêmio de Boas Práticas pela Primeira Infância Capixaba, criado pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Governo do Estado (SETADES), ganhou reconhecimento e projeção no País, e vai representar o Espírito Santo na etapa nacional, em Brasília.
SIMPLES E EFICIENTE
A ação, que concorreu pelo eixo II do Prêmio Integração entre CRAS e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), consiste num diário para a grávida sob acompanhamento e chama a atenção pela simplicidade e eficiência.
Por ser um processo complexo, a gravidez provoca inúmeros efeitos físicos e psicológicos. Maria Cláudia relata que, quando estava grávida, “sofria com a ausência de uma pessoa para conversar, desabafar, e aí resolvi fazer um diário, o que me ajudou no processo. Quando comecei a acompanhar a gravidez da Angelina, durante a visitação percebi nela a mesma dificuldade pela qual passei. Aí fui lá e comprei um caderno, material para encapar e levei a ideia pra ela.”
PROGRAMA CRIANÇA FELIZ
A secretária de Assistência Social de São Mateus, Marinalva Broedel, explicou que o Programa Criança Feliz atende gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, além de crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), e de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.
Com informações da Secretaria de Comunicação