Recomendação é de que a temperatura do ambiente em que se vai dormir esteja mais baixa que a do corpo. Especialistas explicam as consequências de noites mal dormidas
É provável que você ainda nem tenha pensado nisso, mas o calorão típico do verão pode prejudicar (e muito!) as suas noites de sono. A dificuldade para começar a dormir, e de manter-se em um estado de sono profundo, pode trazer uma série de danos à saúde — inclusive para a memória e o aprendizado!
Ao todo, três fatores influenciam no famoso relógio biológico. Segundo a pesquisadora Erika Treptow, do Instituto do Sono, em São Paulo, ouvida pelo Portal R7, são eles:
– Luminosidade:
– Secreção de melatonina;
– Temperatura corporal.
A especialista explicou que durante à noite acontece uma redução natural da temperatura da pele, o que ajuda o sono a começar. Porém, quando a temperatura do quarto, por exemplo, permanece alta, acontece uma interferência na regulação da temperatura do organismo.
Temperatura ambiente
Segundo a pneumologista e especialista em medicina do sono, Jéssica Polese, para um ambiente saudável e propício a uma boa e restauradora noite de sono, o recomendado é que a temperatura ambiente esteja mais baixa que a nossa própria temperatura corporal. Lembrando que, quando dormimos, ficamos com o corpo mais ‘frio’.
“Quando estamos em um local quente, ficamos ativando nosso sistema nervoso de modo que o sono fica picotado. O sono é despertado. ao dormirmos, nossa temperatura cai e fica na casa dos 36º. É por isso que quando estamos dormindo sentimos um pouco mais frio, exatamente por conta dessa temperatura corporal que cai”, explica Polese.
Segundo Jéssica Polese, “de maneira geral, um ar condicionado bem regulado, e limpo, é melhor que um ventilador levantando poeira”. Porém, nem sempre isso é possível, já que nem todo mundo tem um ar condicionado em casa. O ventilador, então, acaba sendo a segunda opção na hora de dormir.
“O importante é não colocar o ventilador em direção direta para o corpo. Manter o quarto mais limpo possível. Tirar caixas e objetos que acumulem poeira. O ventilador levanta essas partículas quando o ar está em circulação e pode agravar quadros de alergia, como as rinites, por exemplo”, diz.
Dicas para espantar o calor na hora de dormir
Comece preparando o ambiente onde você vai dormir. Deixo-o bem ventilado! Porém, o ideal é manter as cortinas ao longo do dia. Isso evita que a luz do sol entre e o calor fique do lado de fora. Veja outras dicas:
1. Mantenha-se bem hidratado;
2. Use roupas leves. Uma boa opção são as peças de algodão. O tecido é mais leve e não esquenta o corpo. Roupas de cama devem seguir o mesmo padrão;
3. Evite praticar atividades físicas à noite;
4. Tome banho antes de dormir. Mas nada de banho com temperaturas muito frias, hein!
6. Faça refeições leves à noite e evite comer perto da hora de deitar
As consequências de uma noite de sono ruim
É fato que dormir mal acarreta uma qualidade de vida ruim. A curto prazo, noites de sono agitadas levam à baixa energia ao longo do dia, queda de criatividade, a produção no trabalho e nas atividades rotineiras ficam comprometidas.
“Já a longo prazo, e em quadros diagnosticados de insônia, podem surgir quadros de hipertensão, sobrepeso, problemas cardiovasculares, além de uma série de outras complicações”, conclui.
Fonte: Folha Vitória