Uma situação que tem preocupado os moradores de Barreiras em Conceição da Barra, Norte do Espírito Santo é o avanço da erosão provocada pelo rio que já destruiu mais de 300 metros de área, desde quando foram detectados os primeiros sinais.
Muitas pessoas perderam suas casas e de acordo com o morador Jorge Toscano o problema pode ter se originado quando foi feita a abertura da boca da barra para entrada de embarcações nos anos 90 e começou o processo de erosão. Quem é nativo da região e que vive da pesca e da cata do caranguejo teme que o processo acabe com as moradias da comunidade.
Eles reivindicam que a Prefeitura de Conceição da Barra possa fazer valer o decreto de emergência de 2022 que se tivesse sido colocado em prática já teria iniciado o processo de contenção.
Apesar da gravidade do problema, até o momento nada foi feito. A erosão destruiu parte da estrada que da acesso a um ancoradouro, onde há investimento da Prefeitura e Governo do Estado e que seria utilizado para travessia da balsa encurtando o acesso aos turistas que visitam a região.
O Empresário Geraldo Denadai, que tem um comércio na Comunidade teme queda no número de turistas que visitam a Comunidade que não conseguem chegar devido as dificuldades de acesso.