O Ministério da Saúde autorizou a ampliação do público alvo para aqueles que receberam as duas doses primárias da vacina monovalente, permitindo que sejam vacinados com a vacina bivalente.
Começa nesta quarta-feira (26), no Espírito Santo, a aplicação das doses de reforço bivalentes contra a covid-19 para todas as pessoas acima de 18 anos.
A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou que enviará nota técnica aos municípios orientando sobre o início da vacinação da bivalente contra a covid-19 no Estado.
A ampliação do público foi liberada pelo Ministério da Saúde. É importante destacar que podem se vacinar aqueles que já tenham completado o esquema vacinal primário com duas doses monovalentes.
Além da disponibilização para essa nova faixa etária, o imunizante está disponível para idosos a partir de 60 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente e imunocomprometidas a partir de 12 anos – estes dois últimos públicos precisam apresentar laudo comprobatório para vacinação.
Quilombolas, residentes e profissionais de instituições de longa permanência, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas também são grupos autorizados.
Cachoeiro de Itapemirim
O município começou a aplicação das doses ainda nesta terça (25).
A vacinação é feita, das 8h às 16h, na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu, no bairro Santo Antônio, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sala de imunização. É preciso levar cartão de vacina, cartão do SUS e documento pessoal.
De acordo com o site Vacina e Confia, do governo estadual, mais de 9,5 mil doses da bivalente já foram aplicadas em Cachoeiro.
Cariacica
Em Cariacica, a secretaria municipal de Saúde começará a aplicar as doses nesta quarta e a imunização será realizada sem agendamento. A imunização acontecerá em 26 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30; e no Shopping Moxuara, de quinta a domingo, das 10 às 18 horas.
As UBS com salas de vacina são: Campo Verde, Cariacica-Sede, Itapemirim, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Oriente, Padre Gabriel, Porto de Santana, Operário, Jardim América, Bela Vista, Vila Graúna, São Geraldo, São João Batista, São Francisco, Valparaíso, Santa Fé, Bela Aurora, Santa Bárbara, Flexal, Rio Marinho e Itaquari.
Vitória
Já em Vitória, serão disponibilizadas 3.758 vagas para pessoas com 18 anos ou mais. O agendamento acontece nesta quinta-feira (27), às 12 horas, pelo link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.
Confira os locais de vacinação:
*Sábado (29): Igreja Evangélica Batista de Jardim da Penha e nas Unidades de Saúde Jardim Camburi, Santo Antônio, Conquista, Ilha de Santa Maria e Maria Ortiz.
*Segunda (01): Igreja Evangélica Batista de Jardim da Penha e Unidades de Saúde Jardim Camburi e Santo Antônio.
*Terça (02) a sexta-feira (05): Unidades de Saúde Jardim Camburi, Vitória, Conquista, Maruípe, Santo Antonio, Forte São João, Ilha das Caieiras, Ilha de Santa Maria, Praia do Suá, Jardim da Penha, Andorinhas, Santa Luiza, São Cristóvão, Consolação, Grande Vitória, Jabour, Santo André, Santa Marta, República, Quadro, Maria Ortiz, Alagoano e Resistência.
Serra
Na Serra, a distribuição da vacina Pfizer Bivalente contra a covid-19 para o público maior de 18 anos, acontece nesta quarta-feira (26), segundo a secretaria municipal de Saúde.
O imunizante é destinado apenas a quem já tomou duas doses de vacina contra o novo coronavírus há, pelo menos, quatro meses. No caso de pessoas com idade entre 12 a 17 anos, a vacinação coma Pfizer Bivalente segue restrita aos públicos prioritários.
Além da vacinação contra a covid-19, também são distribuídas, mediante marcação, doses contra a Influenza; e contra doenças previstas no calendário regular vacinal, essas sem necessidade de agendamento e durante todos os dias da semana.
No município, a vacinação contra a covid-19 é feita, durante a semana, por meio de agendamento prévio pelo site http://agendamentosaude.serra.es.gov.br/, sempre às segundas e quintas feiras, a partir das 18h.
No caso das vacinas desta quarta (26), o público maior de 18 anos agendado para terceira ou quarta doses, já será vacinado com a Bivalente.
Fins de semana sem agendamento
Nos finais de semana e também nos feriados o agendamento não é necessário. Vários pontos de vacinação ficam abertos para atender a população, incluindo Unidades de Saúde selecionadas, das 8h às 16 horas, e no shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras.
No shopping, aos sábados, a imunização acontece das 9h às 17 horas; e, aos domingos e feriados, das 10h às 17 horas.
Vila Velha
A Secretaria de Saúde de Vila Velha abriu agendamento para maiores de 18 anos com a dose de reforço bivalente. Os interessados devem acessar o site vilavelha.es.gov.br e escolher a unidade de saúde com sala de vacinação mais próxima da sua residência.
A imunização para este público terá início nesta quarta-feira (26). No sábado, estarão à disposição da população dois postos, nos Shopping Praia da Costa e Boulevard, das 11 às 18h, sem necessidade de agendamento.
Cátia Lisboa, secretária municipal de Saúde, explica que estão sendo disponibilizadas mais de cinco mil doses e que Vila Velha aguarda a entrega de novas doses pelo Estado. Ela reforça a importância de todos se vacinarem contra a covid-19.
Para ser vacinado com a bivalente, é necessário ter pelo menos duas doses do imunizante de covid-19 e que haja um intervalo de quatro meses da última dose de reforço monovalente ou última dose do esquema primário. Pessoas com sintomas gripais não devem ser vacinadas
Fonte: Folha Vitória